
O Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Espírito Santo detalha um inventário de emissões por setor (Energia & Indústria, Transportes, Resíduos e AFOLU – Agropecuária, Florestas e Uso da Terra), delineando diretrizes e estratégias de mitigação com metas para 2030, 2040 e 2050.
Continuar LendoA COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima.
A maior coligação mundial de intervenientes não estatais que toma medidas imediatas para reduzir para metade as emissões globais até 2030
POLÍTICAS ESTRATÉGICAS GUIAM A DEFINIÇÃO DE CAMINHOS E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS DE NEUTRALIZAÇÃO DAS EMISSÕES EM CADA SETOR
Estratégias de mitigação são as peças centrais dos planos de neutralização de emissões de GEE. A chave para mitigação de emissões, normalmente, passa pelo uso de fontes de energia mais limpas, com baixa ou nenhuma emissão de CO2e para a atmosfera. Além da transição energética, a neutralização envolve diversos outros fatores, como alteração de processos industriais, gestão adequada de resíduos e uso da terra, por exemplo.
Uma rota muito relevante para a mitigação das emissões é tornar o consumo de energia e recursos naturais mais eficiente. Visto que a matriz energética atual é fortemente baseada em combustíveis fósseis, a redução do consumo específico de energia pela eficientização dos processos torna-se uma rota razoavelmente rápida e de custo relativamente baixo para mitigar as emissões de GEE.
Mecanismos de compensação de emissões são um vetor importante no caminho para a neutralidade de emissões de GEE. O objetivo principal de planos de neutralização é mitigar as emissões, evitando as emissões de GEE para a atmosfera. Entretanto alguns setores podem ser de difícil descarbonização, tornando a rota mais lenta e custosa.
Tão importante quanto a redução das emissões no processo de transição para a neutralidade climática, são os processos de remoção e captura de carbono da atmosfera. Neste contexto, o ES tem um potencial bastante significativo para atuação, não apenas pelo potencial para atividades futuras, mas também pela significativa contribuição de programas de preservação e reconstituição da cobertura florestal já em andamento.
Confira o detalhamento das Diretrizes e Estratégias de cada setor no Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Espírito Santo

Salvar
NETZEROES
©2025 Desenvolvido pelo SEAMA e CPID.
Todos os direitos reservados.