- O Estado tem planejamento para extinção dos lixões e aterros controlados, bem como os aterros capixabas em sua maioria já estão preparados para coleta e tratamento do biogás.
- Devido à expressiva produção de resíduos orgânicos tanto no campo quanto nas cidades, o Estado tem potencial para o aproveitamento energético dessa biomassa.
- Com relação aos tratamentos de Efluentes Sanitários e o lodo produzido por elas, o modelo de gestão favorece a centralização do tratamento em ETE que facilmente podem melhorar a eficiência de seus processos ou minimizar suas emissões de GEE.
- O modelo de gestão desenvolvido pelo Governo de Estado para gestão de resíduos sólidos tem avaliado a aplicação de incentivos econômicos, bem como desenvolvido ferramentas de fiscalização, controle social, programas de capacitação e educação socioambiental, e implementação de Sistema Digital de Manejo de Resíduos, viabilizando a implantação de processos mais eficientes em termos de emissão de GEE, como também no acompanhamento dos programas Estaduais para este fim.
